Uma linda historia escoteira

Uma linda historia escoteira
Era uma vez...

sábado, 12 de maio de 2012

O sonho não acabou.



O sonho não acabou.

Olá "Chefe" Osvaldo, interessante seu modo de escrever. O senhor é da UEB ou da AEBP? Ou de outra organização? Uma pergunta interessante. Fiquei pensando na resposta. Responder o que? Risos. Claro é uma Chefe Alcatéia muito simpática. De vez em quando trocamos sugestões. Falamos de escotismo, de lobismo apesar de não ser um expert no ramo. Pois é, tive a honra de dirigir diversos cursos do ramo. E fui também um deles. Mas dedicava mais a tropa Escoteira. Achei que ali estava a razão da continuidade no movimento escoteiro.
Mas pensei o que devia responder a minha simpática amiga. Da UEB? Claro nasci nela, mas não tenho o registro com ela a muitos e muitos anos. Por quê? Para ser sincero não sei. Já me perguntei e disse a mim mesmo, Osvaldo quando você se registrar irão ter o maior prazer em lhe mandar para a “Tonga da milonga do kabuleté” risos. Mas ela a UEB me é simpática. Sonho que ela vai mudar um dia, mas não vou fazer um comentário sobre isto aqui. Nada disto. Que ela consiga atingir seus objetivos a que se propôs. Mesmo com sua maneira esnobe.
Esnobe? Por quê? Ora, ora, decide tudo sem consulta. Deixa milhares em polvorosa com o tal novo uniforme. E depois surge como se fosse um espetáculo teatral a dizer: Eis o novo uniforme! Contem para todos, espalhem aos quatro ventos. Se possível que a noticia seja falada em versos e prosas de norte a sul. Risos. Isto sempre aconteceu. Um sábio que pertence à pequena corte decide e comenta com poucos e tudo é aprovado assim.
Mas chega, chega de praguejar. Vamos valorizar um pouco afinal parece que atingimos a casa dos 70.000 membros no Brasil. Ótimo. Sazonal? Pode se que sim pode ser que não. Fico na duvida enquanto não saber de quanto é a evasão anual e qual a pesquisa que estão fazendo para reduzir esta saída de jovens tão abruta. Quanto às outras organizações, tenho o maior respeito. Acreditam no que fazem e tem objetivos definidos. Claro, boa parte oriundos da antiga mãe UEB. Cada um com seus motivos. Acho que bons motivos. Eu mesmo uma época quase fiz minha UEB particular. Risos. Calma. Nunca fiz e nunca o farei. Tenho o maior respeito pelo meu passado. Agora quem sou eu para criticar?
Portanto minha amiga, eu amo o escotismo. Adoro tudo que existe nele. Tenho um conceito enorme e grande admiração pelo nosso fundador BP. Pena que muitos hoje querem falar em nome dele e chegam até a dizer que se fosse vivo estaria mudando tudo. Como vê minha amiga, eu sou do Escotismo de Baden Powell (BP) claro que com os parcos conhecimentos que adquiri em minha trajetória Escoteira. Sempre me calo com um e outro que contradizem o que penso ou digo aqui. Afinal se brigo por democracia porque eles têm de concordar em tudo comigo? Nunca.
Assim minha amiga, eu torço para que continuemos a crescer. Chegar aos 100.000, 200.000, 500.000 e aí então os frutos irão crescer. Estes sim serão os resultados. Ajudar a uma nação na sua formação e pensando que muitos a partir de então terão o “Espírito Escoteiro” tão desejado. Portanto minha amiga para não alongar muito só os resultados interessam. Lembro a você que uma das máximas do nosso método é “Aprender a fazer fazendo”. Mas isto não pode acontecer com os dirigentes. Eles não tem o direito de errar e continuar errando. Não são mais jovens são agora adultos que se imbuíram em liderar milhares que estão acreditando e são responsáveis pelo que fazem.
Registrar ou não na UEB para mim não é importante. Importante é torcer para que ela seja forte, sem mágoas e sem rancores, vivenciando o quarto artigo com alegria e não esqueça nunca da sua denominação inicial “UNIÃO”, pois queiram ou não estamos juntos de um lado a outro deste grande e enorme país que todos amam e eu também. E parabéns pelos sorrisos de hoje nas reuniões escoteiras. Isto é Escotismo!

  “Quando tudo vai mal e parece inclinado
A tornar-se pior e mais turvo a seguir,
Não dê coices, nem grite e não fique afobado;
Apenas basta sorrir.

Quando alguém, a você, quer passar para traz.
E tomar mais que a parte que lhe competir,
Seja firme, gentil e paciente rapaz:
Apenas basta sorrir.

Mas se um dia você ficar “cheio“ demais
(certas vezes você ficará abafado)
Não podendo sorrir, não se irrite jamais.
Apenas fique calado”.

(OLE MARSTER-B. B.VALENTINE) Do livro CAMINHO PARA O SUCESSO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário