Uma linda historia escoteira

Uma linda historia escoteira
Era uma vez...

domingo, 19 de fevereiro de 2012

O UNIFORME ESCOTEIRO



O uniforme Escoteiro

De novo? Desculpem. De novo. Todo sábado faço uma pesquisa de visitantes e o que leem em meus blogs. E me surpreendo sempre. Lá está entre os mais lidos, artigos e historias sobre o uniforme Escoteiro. Eu me pergunto por quê? Em um blog com mais de 15.000 paginas visitadas, o artigo do Uniforme Escoteiro está em primeiro lugar. Não entendo. Você entende? Alguém pode explicar?

Afinal o uniforme hoje é um emaranhado de arranjos e muitas vezes ficam a escolha do adulto dirigente. E claro, os jovens o seguem. Afinal ele não é o exemplo?  POR? Fui lá. Li e não gostei. Muitas aberturas. Isto fez com que cada um escolhesse o tipo de chapéu, o tipo de cor, como colocar o lenço e virou uma confusão que não entendo nada. Vocês podem ver nos próprios cursos de formação. Tentem ver uniformização ali. E olhem. É onde aprendemos!

Perguntei um dia a um Escotista – Amigo você exige na promessa o uniforme completo. Depois cada um vem com o traje que escolher. O chapéu ou o boné que achar mais bonito. Para isso é só dar uma “amarradinha” na ponta do lenço. Para que ele gastou em fazer seu uniforme? Risos. Uma resposta que não comento aqui. Não vale a pena. E então volto ao tema. Porque tantos se preocupam com o uniforme?

 Digo preocupam, pois estão lendo e muitos os artigos que escrevo. São os mais lidos.
Claro, tem aqueles que dizem, - Olhe aqui é frio, ou aqui é quente, ou a comunidade não aprova. Ou então para que ele não fique sujo! Caramba! E os demais que se uniformizam? Os militares, os colégios? Esqueci. Os escoteiros são diferentes. Interessante que nesse caso cada um decide por si, mas quando é para participar e contestar atos que no seu grupo, ou no seu distrito ou na sua região e até na Direção Nacional se calam. (nem todos desculpem)

Pergunto: - Quantos sabem que nossos dirigentes deram uma “colher de chá” para que possam dar “pitadas” no POR? E quantos enviaram sugestões? Claro sei que estas sugestões em sua maioria não serão levadas em conta (e nem dá para reclamar depois), mas não vale a pena tentar?

Expliquem-me. Estou tendo um transe de amnésia. Não estou entendo porque tantos leem sobre o uniforme e tudo continua na mesma. E olhe, conheço com a palma de minha mão os que discordam. Mas muitos não são da UEB. Claro, como diz o Dr. Spock no filme Jornada nas Estrelas. Isto e completamente ilógico!

Acho que precisamos urgente de um pouco de lógica de Jornada nas Estrelas. Vejam o que disseram seus idealizadores sobre como deve proceder à tripulação da nave:

Seja ousado. Questione as regras;
Esteja preparado mesmo que digam que você não está;
Esteja atento aos detalhes;
Provoque emoções;
Os melhores em seus lugares;
Exerça a compaixão;
Ponha a lógica de lado, faça o que é certo;
Audaciosamente, vá onde nunca esteve;
Permita-se curtir.

Esta turma é da pesada. Eu gosto deles! Risos. Quem sabe um dia nós escoteiros seremos assim?

Um comentário:

  1. Prezado Chefe Osvaldo, entrei para o escotismo em 1981, com seis anos de idade, a mais jovem da alcateia, até então. Fiquei até aos 18 anos. Devido a mudança de residência, entrada no ensino superior entre outros, sai e não retornei mais, porém, sempre com saudosismo enorme. Hoje, já com dois filhos, a mais velha eu coloquei no grupo de escoteiro aqui perto de casa. Confesso que fiquei assustada, pois está muito diferente, aparentemente para pior. Realmente a formalidade se perdeu, observo toda as vezes que eu a levo para o grupo e fico assistindo a cerimonia do hasteamento da bandeira, a falta do comprometimento de uns, acho muito triste. Eu me lembro que na minha época era um silêncio total quando os chefes estavam falando, bem como o frio na barriga quando você era a escolhida para o hasteamento. Observo lobinhos, escoteiros, seniors e pioneiros com promessa sem o uniforme completo (sem gandola), apenas com o lenço no pescoço sobre uma camisa, que muitas vezes sequer pertence ao grupo. Ninguém usa meião, confesso que somente vejo a minha filha usando, usam tênis de todas as cores. Uns de calça oficial, outros com jeans, outros de bermuda, gandola desalinhada ou apenas com a camisa e o lenço. Eu exigo da minha filha a limpeza, o uniforme completo e bem alinhado. Fico perplexa ao ver os gritos da patrulha e os de tropa, sem vibração, sem graça, sem motivação. Enfim, quando vejo isso, saudosismo volta com força.

    ResponderExcluir