Uma linda historia escoteira

Uma linda historia escoteira
Era uma vez...

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

AFINAL EU SOU UM HERÓI?



AFINAL EU SOU UM HERÓI?

Algumas pessoas têm o dom de em casos de emergência, tomar atitudes rápidas e acertadas. Eu não. Não consigo retrucar na hora em que é necessária uma boa resposta ou mesmo decidir o melhor caminho a ser tomado em casos de emergências. Preciso de tempo para analisar e pensar no que fazer ou falar.

Sempre ouço aqui e ali, de atitudes corajosas tomadas na hora do acontecimento e até críticas de que outros não o fizeram. É muito difícil fazer e fácil analisar depois do fato.

Lembro que alguns anos atrás, eu estava em uma seção de cinema e alguém gritou - fogo!

Ouve um verdadeiro pandemônio. Vi em um canto da sala, rolos de fumaça. O cinema não estava cheio, mas havia mais de uma centena de pessoas. Poucos se preocupam em saber onde são as saídas de emergência quando entram. Na hora do acontecido, são brutalizados e empurrados como um estouro de uma boiada sem rumo definido.

É difícil pensar em tal situação! - Acredito que os heróis se preparam antes ou estão devidamente preparados aguardando o momento certo. Como nunca fui herói, eu não sabia o que fazer. Fiquei em pé e via horrorizado a anarquia, os gritos, as crianças e mulheres em desespero. Minha preocupação no momento não era em me safar dali. Estava boquiaberto com tudo que estava acontecendo e fiquei desesperado não pôr mim, mas pelos outros!

Quando dei conta, a sala já estava vazia e alguns gritavam de dor e de desespero. Os funcionários já estavam a postos tentando apagar o incêndio e eu ainda estava ali, em pé, semi-paralisado sem saber que atitude tomar.

Alguém me pegou pelo braço e disse para não preocupar, pois o foco do incêndio havia se apagado. Não prestei atenção nele. Agora já sabia o que fazer! - Ajudar os feridos. E assim o fiz.

Tinha conhecimento de primeiros socorros e pude colaborar bastante. Era mais um anônimo que no final chega à conclusão qual decisão tomar. Mas demorou. Poderia ter morrido ou quem sabe ser mais um do salve-se quem puder.
 
Demoro em tomar decisões. Assim como eu, acho que muitos também. Não sou herói e nem estou preparado para tal. Naquele momento não preocupei com minha vida porque não sabia o que fazer. Outros não. Primeiro pensaram em si. Acho que tivemos heróis gritando e orientando para que todos tivessem calma e ajudando mulheres e crianças.

Eu sou assim e tenho que aceitar as pessoas como elas são. Cada um tem seu estilo e isto pode até ser ensinado. Não sei se na hora certa agiram como for preciso. Eu me considero um bom escoteiro, mas me falta muita coisa para aprender. Os fatos acontecem sem a gente esperar. Você se prepara para um aparece outro. Enfim, o que importa é se no início ou no final demos a nossa colaboração. Ainda bem que o escotismo me deu conhecimentos que pude usar e ajudar a quem precisou.

“Coloque sua mochila, cante uma canção e parta conosco para esta grande aventura!”  

Nenhum comentário:

Postar um comentário