Uma linda historia escoteira

Uma linda historia escoteira
Era uma vez...

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

REMINISCÊNCIAS DE FRASES E SONETOS FAMOSOS



REMINISCÊNCIAS DE FRASES E SONETOS FAMOSOS
  
Até 1973, dizíamos Sempre Alerta. Uns belos dias colocaram para servir. Servir era dos pioneiros. Mas agora era dos escotistas. Bem, não sei por quê. Talvez para nos lembrar que vivemos para servir. Então todos diziam, "Sempre alerta para Servir!", e depois e depois, cansava muito dizer isso tudo e alguém então criou o SAPS! Abreviou. No Brasil todos gostam de abreviaturas. 
E pegou. Todos gostaram. SAPS! Mais rápido. Risos. Que papo eim? Mas podem me contradizer. Não ficarei chateado. Não gosto de dizer SAPS. Prefiro o meu velho e bom Sempre Alerta!
Osvaldo um escoteiro aquele que não é famoso – risos

Kipling, Baden Powell, e tantos outros nos mostraram o caminho. O escotismo é tão simples e muitas vezes queremos complicá-lo. Como diz o grande escritor abaixo, "deixai-o seguir com os outros, pois os passos dos jovens se volvem aos campos do desejo provado e do encanto reconhecido. Maravilhoso! Soberbo! Adoro ser escoteiro!
 

“Quem ao crepúsculo já sentiu o cheiro da fumaça de lenha, quem já ouviu o crepitar do lenho ardendo, quem é rápido em entender os ruídos da noite;... deixai-o seguir com os outros, pois os passos dos jovens se volvem aos campos do desejo provado e do encanto reconhecido...”
KIPLING


“O abutre Chill conduz a noite incerta
E que o morcego Mang ora liberta -
É esta a hora em que adormece o gado,
Pelo aprisco fechado.
É esta a hora do orgulho e da força
Unha ferina, aguda garra.
Ouve-se o grito: Boa caça aquele
Que a Lei d Jângal se agarra”.

Canto noturno da Jângal.
KIPLING.

Será que é isso mesmo que estamos fazendo com nossos monitores?

“‘Quero que vocês, monitores, entrem em ação e adestrem suas patrulhas inteiramente sozinhos e à sua moda, porque para vocês é perfeitamente possível pegar cada rapaz da Patrulha e fazer dele um bom camarada, um verdadeiro homem”. De nada vale ter um ou dois rapazes admiráveis e o resto não prestando nada. Vocês devem procurar fazê-lo todos positivamente bons. 
...Para conseguir isso a coisa mais importante é o próprio exemplo, porque, os que vocês fizerem os seus Escoteiros também o farão. 
...Mostrem a todos eles que vocês sabem obedecer às ordens dadas, sejam elas ordens verbais, ou seja, regras que estejam escritas ou impressas e que vocês cumprem ordens, estejam ou não o chefe presente. Mostrem que conseguem conquistar distintivos de especialidades, e, com um pouco de persuasão, os seus rapazes seguirão o seu exemplo.
·... ”Mas lembrem-se que vocês devem guiá-los e não empurrá-los”.
BADEN POWELL

“A maior ameaça a uma democracia é o homem que não quer pensar pôr si mesmo e não quer aprender a pensar logicamente em linha reta, tal como aprendeu a andar em linha reta. A democracia pode salvar o mundo, porém jamais será salva enquanto os preguiçosos mentais não forem salvos de si mesmos.
Eles não querem pensar, desejam apenas ir para frente, seguindo a ponta do nariz através da vida. E geralmente, estes, alguém os guia puxando-os pelo nariz!
- Saia da sua estreita rotina se quer alargar sua mente.

BADEN POWELL

- É uma pena que um homem tenha que viver sessenta anos para adquirir alguma experiência de vida e a leve para o túmulo, cabendo aos que o seguem começar tudo de novo, cometendo os mesmos erros e enfrentando os mesmos problemas... ”“.
BADEN POWELL

“Com oito anos de idade quis reformar o mundo e me tornei socialista. Escrevi” Leis para quando envelhecesse ““:
Um a. - Farei de tudo para que os pobres sejam ricos como nós;
Dois a. - Ele terá direito a felicidade como nos;
Três a. - Nas encruzilhadas todos darão esmola aos pobres limpadores de ruas, agradecendo a Deus pelos bens recebidos;
Quatro a. - Deus fez pobre os pobres e ricos os ricos, mas é preciso pelejar para sermos bons todos;
Cinco a. - Pôr isso precisamos rezar muito a Deus e nos esforçar para sermos bons ““.
BADEN POWELL

“Para um bom explorador, seguir as pistas torna-se um costume. Sem saber, ele esta sempre em busca de” pistas”, enquanto se ocupa de outros serviços”.
O Escotismo é uma arte em que a gente se exercita a vida toda, mas dificilmente um homem “branco” chega àquela perfeição a que tem um indígena (sudanês Bosquímano da África do Sul, Gonds da Índia ou negro Australiano). Onde o branco supera o indígena é no uso da inteligência para descobrir o significado dos sinais. Pôr pistas, não se entende só os passos, tudo aquilo que envolve sentidos, é pista.
Uma vez, uma menina inglesa me desafiou na interpretação de pistas.
- A filha do Lorde Meath, um dia no Jardim, descobrindo pistas no chão perguntou-me que pistas eram. - Respondi: “do gato comum” - E ela: - De que cor era o gato?”- Olhei no chão e nos galhos das arvores vizinhas. Não havia nenhum sinal. Então ela me respondeu:” O gato era de cor morena clara”. Perguntei-lhe -” Como é que você sabe? - e ela: - “Eu vi o gato passar...!”.

BADEN POWELL

 “Quando tudo vai mal e parece inclinado 
A tornar-se pior e mais turvo a seguir,
Não dê coices, nem grite e não fique afobado;
Apenas basta sorrir.

Quando alguém, a você, quer passar para traz
E tomar mais que a parte que lhe competir,
Seja firme, gentil e paciente rapaz:
Apenas basta sorrir.

Mas se um dia você ficar “cheio“ demais
 (certas vezes você ficará abafado)
Não podendo sorrir, não se irrite jamais
Apenas fique calado”.
 (Ole MARSTER-BB Valentine – Do livro Caminho para o Sucesso de Baden Powell

“ Uma organização não é consciente nem viva. Seu valor é instrumental e derivado. Não é boa em si; É boa apenas na medida em que promoveu o bem dos indivíduos que são partes do todo. Dar primazia às organizações sobre as pessoas é subordinar os fins aos meios.
Tudo estaria a salvo se toda a população fosse capaz de ler e se permitisse que toda espécie de opiniões fosse dirigida aos homens, pela palavra ou pela escrita, e se pelo voto, os homens pudessem eleger um legislativo que representasse às opiniões que tivessem adotado.
ALDOUS HUXLER

“Coloque sua mochila, cante uma canção e parta conosco nesta bela aventura!”



Nenhum comentário:

Postar um comentário