Uma linda historia escoteira

Uma linda historia escoteira
Era uma vez...

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

O QUE SIGNIFICA O UNIFORME ESCOTEIRO PARA VOCE?



O QUE SIGNIFICA O UNIFORME ESCOTEIRO PARA VOCE?

                  Como diz o Datena, será que estou errado? – risos - (apresentador daTV Bandeirantes)

        Devo estar. Tenho certeza que estou errado em minhas exigências. Afinal os resultados que sempre considerei como corretos a cada dia são desfeitos. Mas será que isto é importante? Será que faz parte do nosso crescimento escoteiro? Não só em qualidade como em quantidade? Pode ser que sim pode ser que não.

           Quando chefe de tropa, quando fui Akelá, ou mesmo quando Mestre PI era exigente. Muito. Não aceitava ninguém mal uniformizado. Aprendi com meu chefe. – “Ou você veste o uniforme corretamente ou então fica sem ele. Afinal você agora é um escoteiro e sabe que nós escoteiros temos orgulho de nosso uniforme.” Fui chefe de Grupo varias vezes. (hoje diretor técnico), nunca em tempo alguns nestes grupos iriam ver uniformes desleixados ou mal feitos.

        Lembro um dia quando dois noviços chegaram à sede uniformizados. Um com meias abaixadas e outro sem elas. Primeiro - Não se vestia uniforme antes da promessa. Segundo – Nada foi dito nada foi conversado com a patrulha e a chefia. – “Vão para casa, os dois, na próxima reunião vamos conversar sobre isto” – Durão? Egocêntrico? Sem compaixão? Não sei. Sei sim que aprendi a honrar meu uniforme e isto passei para todos os jovens que tive a honra de liderar.

              Achava e acho que assim mostrava o caminho correto. Claro, poderão dizer, porque não conversou? Não aconselhou? Nos os ouviu? Cada caso é um caso.
Nos cursos falava freqüentemente sobre isso. Nas inspeções (acho que ainda fazem nas reuniões e nos acampamentos) o uniforme tinha ponto preponderante na contagem final. Nos acampamentos, quando pela manhã as patrulhas se perfilavam em frente ao campo de patrulha pra a inspeção, sabiam que o uniforme deveria estar “nos trinques!”. Não havia desculpa. Afinal aprendemos a lavar nossas roupas e a mantê-las esticadas para não ficarem amarrotadas.
              
              E hoje? Ainda se faz isto? O chefe tem ainda a coragem de dizer – “Volte para casa, venha no próximo sábado. Bem uniformizado!”
Sem meias, lenços tortos, camisa fora da calça, boné virado, distintivos mal colocados, chapéus de cowboys, é... O escotismo está mudando. Deus queira que ele tenha o seu rumo certo. Não sou contra, muito antes pelo contrário (risos).

            Sorriam! - Estamos numa nova era. Qual era não sei, mas os que não prezam uma boa uniformização e acham que amarrando a ponta do lenço devem saber. 
Podem dizer que sou ultrapassado, que meu tempo já foi. Aceito. Felicidades a todos que acreditam no tal traje, na falta de disciplina em apresentações pessoais. Mas sei que ainda tem grandes escotistas, grandes escoteiros e escoteiras que se orgulham do seu uniforme. Quando o vestem, dão um belo sorriso. Olham-se no espelho para ver os detalhes. Vão para as suas atividades orgulhosos de pertencer a esta grande fraternidade mundial. A eles o meu,
SEMPRE ALERTA!

“Coloquem sua mochila, cantem uma bela canção e partam conosco nesta bela aventura!”


Nenhum comentário:

Postar um comentário