Uma linda historia escoteira

Uma linda historia escoteira
Era uma vez...

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

OS SETE PILARES DA SABEDORIA



OS SETE PILARES DA SABEDORIA

Objetivos de um (a) Chefe Escoteiro (a)

          Os Sete Pilares da Sabedoria descreve a revolta na Arábia contra os turcos, vista por um inglês que nela tomou parte. No que seria aparentemente uma simples crônica militar, Lawrence da Arábia teceu um painel inusitado de retratos, descrições, filosofias, emoções, aventuras e sonhos. Para levar a cabo sua missão, serviu-se de uma extraordinária erudição, uma memória impecável, um estilo que ele próprio inventou... “Uma total desconfiança em si mesmo e uma Fe ainda maior”

           Nada há ver como o que pretendo colocar aqui. Acredito servir apenas como uma lembrança. O tema é outro. Tenho notado uma quantidade razoável de definições sobre o Chefe Escoteiro colocada em diversos sites escoteiros. Estão transformado o chefe em um super homem, dotado de poderes incríveis, um super herói e esquecendo que ele é apenas um educador. Só isso. Claro todas são válidas, e não podemos deixar de valorizar seu trabalho. No entanto estão esquecendo muito seu principal papel. O JOVEM! Porque digo isso? Não estou a par do que se aplicam hoje nos cursos de formação, mas no passado os jovens eram nos currículos aplicados a principal preocupação nossa. Agora não vejo tanto. Alguns se preocupam, no entanto muitos adultos estão agindo como escoteiros (as), vibram com as atividades que fazem e nem se lembram de saber se eles, a principal razão de ser do escotismo está também vibrando como ele

              Observo no retorno ou mesmo quando é aberta a inscrição para qualquer evento nacional ou regional, um escotista dizer: Eu vou! Quem vai? Eu fui! Espetacular! Ainda não vi dizerem – Vou levar toda minha tropa. Lutei para ela ir. Consegui ajuda externa e ninguém ficará para trás. Afinal o evento seria para eles eu sou um mero coadjuvante. Se for seria só para ajudar no que for preciso. Se não forem todos, eu não irei! Não seriam mais brilhante ou mesmo magnífico esses dizeres? Estamos deixando os jovens na berlinda. Muitos estão saindo. Agora mesmo ao término do Elo, muitos deles me disseram que não foram. E estão magoados por não terem ido. Não tinham como pagar a taxa
.
              Não sou psicólogo e nem pretendo entrar no assunto que a eles competem. Mas será que todos estão tentando conhecer o jovem ou a jovem de sua tropa? De sua alcatéia? Saber o que estão pensando, seus desejos, suas desventuras, como estão no colégio, suas amizades e como estão se portando espiritualmente? Uma tarefa hercúlea. Não seria interessante que ele ou ela procurasse o jovem que está faltando às reuniões e perguntar, meu amigo ou minha amiga! Sentimos falta de você! Você é importante, todos gostam de você!

                E quem sabe ele ou ela diria o porquê não está indo?
Mas não é isto que vejo. Estou vendo muitos desistirem. São pequenas nuances que vão aos poucos transformando seus sonhos aventureiros em desilusão. Claro, sem generalizar. Mas observem nas atividades escoteiras. Um grande número de patrulhas formando com dois, três ou no máximo quatro membros. Nas alcatéias também. Por quê? Acabou a patrulha? Antes era um orgulho todos os presentes e dizerem para o chefe ou a chefe – Patrulha completa chefe!

          Ivone Boechat deixou escrito: - Ensinar é aprender. Ensinar não é transmitir conhecimentos. O educador não tem o vírus da sabedoria. Ele orienta a aprendizagem, ajuda a formular conceitos, a despertar as potencialidades inatas dos indivíduos para que se forme um consenso em torno de verdades e eles próprios encontrem as suas opções. Acho que já li algum parecido nos livros de BP.

Meus amigos escotistas de todos os ramos. Vamos lembrar sempre do nosso objetivo. Claro podemos e devemos ter nossas atividades como adultos e para isto devem ser programadas. Mas a prioridade é o jovem. Sempre ele. Nada justifica o contrário. Lembre-se que toda vez que um jovem abandona o escotismo você tem grande parte da culpa. Involuntária é claro, mas para isso se tornou um educador. Leia bastante. Procure saber o que se passa na mente dos jovens. Não vá pelo que os outros disseram. Pesquise, ande, fale, comente. Perdemos muitos porque estamos esquecendo que nosso objetivo é um só – Formação de caráter, ética de bom viver, dinamismo, cidadania e liderança. E se assim fizermos teremos a certeza de ter contribuído um pouquinho para que esta nação tenha homens que um dia todos nós possamos orgulhar.

Senhor conceda-me a serenidade
para aceitar aquilo que não posso mudar,
a coragem para mudar o que me for possível
e a sabedoria para saber discernir entre as duas.
Vivendo um dia de cada vez,
apreciando um momento de cada vez,
recebendo as dificuldades como um caminho para paz,
aceitando este mundo cheio de pecados como ele é,
assim como fez Jesus, e não como gostaria que ele fosse;
Confiando que o Senhor fará tudo dar certo
se eu me entregar à Sua vontade;
Pois assim poderei ser razoavelmente feliz
nesta vida e supremamente feliz na outra. ”
Amém!
Reinhold Niebuhr

“Coloquem sua mochila, cante uma canção e parta conosco nesta bela aventura!” 

Nenhum comentário:

Postar um comentário