Uma linda historia escoteira

Uma linda historia escoteira
Era uma vez...

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

JOGOS DE BASE



JOGOS DE BASES

               Aqui algumas sugestões para reuniões de tropa. Claro, conhecido por muitos. Portanto seriam mais dirigido as tropas novas. Bom proveito

               Obs. Jogo comum, feito regularmente por muitas tropas escoteiras ou sênior dependendo da aceitação. Diverte e ao mesmo tempo colabora na formação e no aprendizado das técnicas escoteiras.

- Cada base será liderada por um adulto conhecedor do tema a ser aplicado. O tempo determinado deve ser seguido criteriosamente.

- Escolhe quatro pontos no pátio ou local onde se realizará, e que não tenha condições de uma base ser observada pela outra.

- Muitas vezes o jogo de base é feito com contagem de pontos, visando dar maior motivação a cada patrulha. Ex. cada base antes do inicio da atividade a patrulha já tem 10 pontos. À medida que vai desenvolvendo sua tarefa, o responsável da base, pode manter ou tirar pontos. A patrulha não é informada na hora. Isto será feito no termino da atividade em reunião no cerimonial ou outra escolhida pela chefia.

- Antes do inicio, deve ser verificado se todo o material está disponível.

                         O tempo fica a critério com a programação da tropa no dia. Aconselho que não seja menor que 10 minutos por base. O tempo escolhido não pode ser esticado. Terminado o Chefe ou a Chefe da tropa da o apito para revezamento.

Obs. Ao inicio do jogo, os monitores serão informados onde estão às bases e cada um recebe orientação onde irá iniciar sua patrulha. Exemplo – PT lobo, base 1 (depois irá para base 2, PT onça, base 2 depois irá para base 3 e assim sucessivamente as demais.

- Ao chegar à base, a patrulha dará seu grito e se apresentará ao chefe da base – Sempre Alerta chefe! Patrulha guará pronto para a atividade! O chefe explica e começa a atividade marcando o tempo. Finalizado o tempo encerra a atividade com o grito da patrulha.

- Isto se fará em todas as bases. Mostra a educação e o respeito da patrulha e indica que ela está presente e aceita o desafio.

BASE 1 - Cada patrulha de olhos vendados irá ter que fazer 4 nós e uma amarra. Não é coletivo e sim individual. Todos os membros farão a mesma coisa. Ao termino cantar a primeira parte do hino Alerta.

BASE 2 – Cada um será interrogado quais as leis escoteiras que sabe de cor. Maior ponto para a patrulha que souber mais. Terminado, cada patrulha irá fazer uma pirâmide, usando os membros da patrulha.

BASE 3 – Jogos do Kim. Jogo um – Dois bastão ou duas cadeiras, distante uma da outra um metro. Numa distancia de 20 metros, cada Escoteiro de olhos vendados irá passar entre o vão das cadeiras ou bastão. Nota. Antes ele deve ser girado em redor de si mesmo e colocado de frente ao vão. Jogo dois – cada Escoteiro irá encontrar um determinado objeto num raio de 10 metros. Este objeto será visto antes de vendar os olhos e poderá ser deslocado durante a procura por um ou dois metros do seu ponto inicial.

BASE 4 – Cada patrulha deve cantar uma canção escoteira. Melhor ponto para quem entoar melhor e saber a canção toda. Todos serão observados. Após cada patrulha irá demonstrar os diversos tipos de formaturas usadas nas reuniões de tropa.

                        Lembro que as bases podem ser alteradas na sua forma ou no seu todo. Fica a critério da programação da chefia da tropa.

                        É importante que no final da reunião de tropa, antes do cerimonial de bandeira, a patrulha ganhadora do jogo seja ovacionada por toda a tropa.

                        Cada Tropa escoteira tem sua característica, portanto o jogo pode ser alterado conforme a Corte de Honra ou das sugestões do Conselho de Patrulha.

“Coloque sua mochila, cante uma canção e parta conosco nesta grande aventura!”



Nenhum comentário:

Postar um comentário